Publicações

Sabe o que significa DTM e dor orofacial?

Tem dores de cabeça com frequência?  Ouve um clique ao abrir e fechar a boca? A sua mandíbula de vez em quando desloca-se? Ouve zumbidos? Sente dor de ouvido ou em seu redor?

Se respondeu afirmativamente a mais que uma das questões acima referidas pode ser que sofra de  DTM ou dor orofacial!

Dor Orofacial é toda a dor associada aos tecidos moles e mineralizados (pele, vasos sanguíneos, ossos, dentes, glândulas ou músculos) da cavidade oral e da face. As condições clínicas mais frequentemente associadas a dor orofacial são dores de dentes e de tecidos periodontais, disfunção temporomandibular (muscular ou articular), neuralgias, tumores, trauma, tecidual, doenças autoimunes, etc. Usualmente essa dor pode ser referida da região da cabeça e/ou pescoço ou mesmo estar associada à cervicalgias, cefaleias primárias, fibromialgia e doenças reumáticas como artrite reumatóide.

ATM é a articulação temporomandibular que liga o maxilar ao crânio. A DTM é a disfunção da articulação temporo mandibular, que pode não estar a funcionar adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável pela movimentação da mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de DTM. Geralmente, a DTM dá a sensação que mandíbula está a saltar para fora, dando um estalo e até bloqueando por um instante

As disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas, no entanto, través da história médica e dentária completa, um exame clínico e de radiografias adequadas, é possível realizar um diagnóstico preciso, e embora não exista uma cura para a DTM, existem diversos tratamentos para diminuir consideravelmente os sintomas, que aquando do diagnóstico poderemos prescrever.