Sabe como cuidar corretamente da sua escova de dentes?
Para uma correta higienização oral é fundamental lavar os dentes após as refeições – pelo menos três vezes ao dia – e antes de dormir utilizar o fio dental para prevenir doenças nos dentes, língua e gengivas. Porém, muitas pessoas esquecem ou não sabem como cuidar corretamente do principal objeto desse processo: a escova.
O cuidado com a escova de dentes é imprescindível. É comum deixá-la exposta em ambientes húmidos, sem qualquer proteção das cerdas. O problema é que dessa forma pode acabar levando à boca uma quantidade considerável de bactérias. Quando não está protegida adequadamente, as cerdas expostas acumulam microrganismos existentes no ar, alguns deles provenientes da sanita durante as descargas.
A lista de doenças causadas por bactérias acumuladas na escova é grande: periondotite, candidíase, gengivites, cáries e até diarreia. O problema, aparentemente simples, pode agravar-se e causar doenças graves como cardiopatias e pneumonias.
Para manter a sua escova limpa, adote os seguintes hábitos:
– Use protetores, pois as escovas não devem estar em contacto umas com as outras e devem ser guardadas na posição vertical e com a cabeça para cima, preferencialmente em armários secos para evitar a proliferação de fungos;
– Depois de lavar os dentes passe a escova por água corrente para remover os restos de alimentos das cerdas e em seguida bata com o cabo para retirar o excesso de água. Muitas bactérias permanecem vivas nas cerdas da escova por até 24 horas. O enxaguante bucal pode ser usado para lavar a escova;
– Baixe a tampa da sanita na hora da descarga e quando não estiver em uso;
– A vida útil da sua escova não deve ultrapassar os 3 meses.