Publicações

A importância do uso diário do fio dental

Para possuir um sorriso bonito e saudável, a escovação dos dentes nem sempre é suficiente, já que sozinha não consegue remover a placa bacteriana e os pequenos resíduos que se alojam entre os dentes, sobretudo nos locais onde a escova não alcança. Quando não são completamente eliminados, tais resíduos colaboram com o aumento da placa bacteriana, com o surgimento do mau hálito, de cáries, de tártaro e de doenças da gengiva. Por isso, para garantir uma higiene bucal perfeita, o uso diário do fio dental é indispensável.

Embora muita gente conheça, nem todas as pessoas fazem o uso regular do fio dental por desconhecer a sua importância ou até por ignorar sua eficiência. O fio dental é tão importante quanto a escova de dentes, o que os diferencia é apenas as áreas que conseguem atingir. O fio dental deve ser utilizado preferencialmente antes da escovação, já que uma parte dos resíduos sai no fio e a outra acaba indo parar em regiões onde a escova alcança.

Para quem não tem tempo ou simplesmente tem preguiça de usar o fio dental a cada escovação, a boa notícia é que usá-lo pelo menos uma vez ao dia, de preferência após o jantar, já ajuda a minimizar o acúmulo de resíduos e evita que você passe longos períodos com resíduos entre os dentes e remover a placa bacteriana que se forma principalmente nas áreas onde as cerdas da escova não alcançam.

Como cada pessoa possui um tipo de arcada dentária diferente, existem no mercado diversas opções para atender às mais variadas demandas. Pessoas com dentes muito próximos uns dos outros, que dificultam a passagem do fio, devem dar preferência aos fios plásticos, feitos com teflon ou nylon. Eles ajudam o fio a passar e escorregar entre os dentes sem desfiar. Já para quem não tem os dentes tão juntinhos, a opção são os fios encerados feitos de tecido. Além disso, existem espessuras e até sabores diferentes, tudo para que ninguém tenha pretexto para não utilizar o fio.

Se você tiver duvidas sobre o tipo mais apropriado para os seus dentes, consulte a Clinicalvor que além de indicar o fio correto, pode ensinar a fazer o melhor uso do mesmo.